Prioridade no Atendimento

Com o objectivo de proporcionar um melhor atendimento nos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar  está implementado o Sistema de Triagem de Prioridades de Manchester, pelo que será atendido, não pela ordem de chegada, mas em função da gravidade da situação clínica.

Assim, só deverá deslocar-se ao Serviço de Urgência quando considerar que a sua situação clínica não deva ser atendida no Centro de Saúde da sua área de residência.

Será encaminhado para um gabinete onde um enfermeiro utilizará um protocolo clínico, conhecido como o Sistema de Triagem de Prioridades de Manchester. O grau de gravidade da situação clínica será classificado com uma “cor”, a que corresponde um tempo de espera recomendado.

Este sistema aplica-se também a crianças até aos 18 anos, menos um dia, sendo a triagem pediátrica realizada de acordo com um protocolo específico definido pelo Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar.

COR SITUAÇÃO TEMPO ESPERA RECOMENDADO
Vermelho EMERGENTE IMEDIATO
Laranja MUITO URGENTE DEZ MINUTOS
Amarelo URGENTE SESSENTA MINUTOS
Verde POUCO URGENTE DUAS HORAS
Azul NÃO URGENTE QUATRO HORAS

Urgência do Hospital de São Sebastião

Localização: 2º Piso
Telefone: 256 379 700
Fax: 256 379 702
Email: urgência.hss@chedv.min-saude.pt

No âmbito da rede de prestação de cuidados nos serviços de urgência hospitalares, definida pelo Ministério da Saúde, o Serviço de Urgência do Hospital de São Sebastião foi classificado como um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC), funcionando 24 horas por dia e atendendo doentes emergentes e urgentes.

Neste Serviço de Urgência está implementado o Sistema de Triagem de Prioridades de Manchester, pelo que, quanto maior for a gravidade da situação clínica dos doentes, mais prioritário será o atendimento.

Balcão de Informações aos Acompanhantes

O direito a acompanhamento dos doentes por uma pessoa por si indicada está preconizado dentro dos limites, na Lei nº 15/2014, de 21 de Março.

No entanto, e sempre que não seja possível o acompanhamento, existe um Balcão de Informações, nos Serviços Administrativos da Urgência, onde o acompanhante poderá solicitar e obter as devidas informações.

As informações consideradas pertinentes relativas ao estado clínico do doente serão prestadas presencialmente, por solicitação ou por indicação clínica, a um acompanhante identificado como porta-voz da família, não sendo fornecida qualquer informação relativa ao estado clínico do doente por telefone.

O Balcão de Informações funciona 24 horas/dia – 7 dias/semana