Você está aqui: Página Inicial > Agenda de Eventos

Agenda de Eventos


alt

II Jornadas de Pneumologia Entre Douro e Vouga

 

Vão decorrer, nos dias 30 e 31 de maio, na Torre Oliva (SJM) as  II Jornadas de Pneumologia Entre Douro e Vouga.
"O evento destina-se a médicos de família e outros profissionais de saúde com interesse na área respiratória, esperando-se a presença de cerca de 200 participantes.
Esta iniciativa surgiu de um projecto de continuidade iniciado em 2016, nas I Jornadas organizadas pelo Serviço de Pneumologia.
Pelo sucesso alcançado, decidiu-se a organização de um segundo evento científico.
O objectivo consistirá na partilha de conhecimentos com os diferentes especialistas na área respiratória e os médicos de família, no sentido de facilitar a comunicação entre hospital e ambulatório.
O programa das jornadas tem em conta uma abordagem prática das diversas áreas da Pneumologia".

Para mais informações consulte http://jornadaspneumologia.pt/
 

V Jornadas de Enfermagem Cirúrgica Entre o Douro e Vouga


O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga vai organizar este ano as V Jornadas de Enfermagem Cirúrgica. Este importante evento formativo vai decorrer no dia 31 de maio, na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, ESSNorteCVP, tendo um programa que abrange áreas diversificadas, com palestrantes de grande valia técnico-científica.

O programa científico das Jornadas inclui “Diferentes abordagens ao Doente com dor crónica” a “Humanização dos Cuidados Hospitalares” e “Transplantação de órgãos – Da doação ao transplante”. Para além da atribuição de prémios para o melhor poster e apresentação, comunicação livre e apresentação, as V Jornadas Enfermagem Cirúrgica Entre o Douro e Vouga incluem a realização de dois workshops realizados por profissionais de Enfermagem do CHEDV.

Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 17 de maio, através do e-mail jornadasdoentecirurgico@gmail.com

Mais informações: CartazPrograma


 

alt

II Workshop “Família(s) - um verdadeiro aliado” - 7 de Junho, Auditório do CHEDV

 

Vai decorrer, no dia 7 de Junho, pelas 10 horas, no Auditório do Hospital de São Sebastião (CHEDV), o 5º e último workshop inserido no Ciclo Formativo “O Jovem e a Saúde Mental num Mundo em Mudança”, com  o tema “Família(s) - um verdadeiro aliado”. Este workshop pretende salientar a importância do trabalho com as famílias em saúde mental e da sua influência no processo terapêutico. Será dinamizado pela Dra. Cláudia Barroso e pela Dra. Sílvia Tavares, Pedopsiquiatras do CHEDV e pela Dra. Ana Luísa Pinto, Psicóloga do CHEDV e Terapeuta Familiar. 

Este workshop é destinado a profissionais que trabalhem nas áreas de intervenção, prevenção ou promoção da saúde mental, como médicos,  psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, ou outros. 

As inscrições são gratuitas mas limitadas, através do e-mail secretariado.smcjchedv@gmail.com
 

 

II Jornadas de Assistentes Técnicos do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga: " Os Assistentes Técnicos e as novas formas de gestão em saúde " - 17 de Maio


No dia 17 de maio, vão decorrer, no ISVOUGA, as II Jornadas de Assistentes Técnicos do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, com o tema, Os Assistentes Técnicos e as novas formas de gestão em saúde.

Os interessados deverão inscrever-se - até ao dia 05 de maio.

O valor da inscrição é 20 euros (coffee break + almoço)

Mais informações consulte: Cartaz | jornadas.assistentestecnicos@chedv.min-saude.pt

 

 

alt

Open Resident Day do CHEDV– 14 de maio


Vai decorrer no dia 14 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira, o Open Resident Day do CHEDV, uma organização da Direção do Internato Médico e da Comissão de Médicos Internos do CHEDV. O Open Resident Day foi criado com o objetivo de apresentar à comunidade médica os diversos internatos de formação específica que detêm idoneidade formativa no CHEDV e nos ACeS de Entre o Douro e Vouga.

O evento divide-se numa mostra de palestras, da responsabilidade dos Internos de Formação Específica do CHEDV, durante a manhã; e workshops no período da tarde.

Os interessados devem inscrever-se através do link https://goo.gl/forms/V68ageBx4hlCU3PL2 

Mais informações consulte programa | facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chedv cria grupo de apoio à família

 O projeto - GRUPO DE APOIO À FAMÍLIA, APRENDIZAGEM DE NOVAS ESTRATÉGIAS E PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS surgiu do desafio lançado pelo Conselho de Administração para a realização de iniciativas colaborativas com a sociedade civil.

Este projeto será desenvolvido por enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstétrica com o apoio da Enfermeira Chefe do Núcleo de Partos, Enfermeira Anabela Brêda, e consistirá na realização de Ações de Formação e Disponibilização de Tempo Presencial, que permitam promover a saúde, esclarecimento de dúvidas e capacitação do público-alvo de cuidados, as mulheres, pertencentes à área abrangente do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga.

Assim, destacam-se como objetivos deste projeto:

- Capacitar a mãe e os principais cuidadores, no primeiro ano de vida da criança, sobre temas pertinentes que possam melhorar o dia-a-dia, no regresso a casa após o parto;

- Promover a saúde da mulher;

- Estar disponível para a população, e em particular para a mulher, para esclarecer dúvidas relativas a temas relacionados com a nossa área de intervenção, Obstetrícia e Ginecologia.

O projeto terá lugar nas instalações do Hospital de São João da Madeira, estando o seu início previsto para o próximo mês de Maio.

Mais informações: apoio.familia@chedv.min-saude.pt | Cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial da Voz 2019 - 16 Abril


No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de Abril, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), disponibiliza aos seus utentes e à população em geral um conjunto de ações de prevenção e promoção da saúde vocal. Esta iniciativa resulta da colaboração entre os serviços de Otorrinolaringologia e Medicina Física e Reabilitação do CHEDV. Para além de sensibilizar os cidadãos para a importância de cuidar da voz, é objetivo dos profissionais de saúde, do CHEDV, conseguir um diagnóstico precoce de múltiplas patologias que lhe estão associadas, permitindo desta forma a preservação do nosso principal meio de comunicação.

Assim, no dia 16 de Abril de 2019, entre as 9h30 e as 17h00, serão realizados rastreios gratuitos de saúde vocal no Átrio das Visitas do Hospital São Sebastião, com a colaboração de Otorrinolaringologistas e Terapeutas da Fala.

O rastreio inclui um breve questionário de saúde vocal para identificação dos maus usos e abusos vocais, a análise percetiva da voz e orientações de higiene e saúde vocal.

Caso sejam detetadas alterações significativas, os participantes terão a oportunidade de serem observados e avaliados pelo médico Otorrinolaringologista. Todos os participantes recebem um folheto de cuidados com a voz.

Durante os dias 09 a 26 de abril, haverá uma exposição de trabalhos, alusiva à saúde vocal e cuidados com a voz, que estará patente no Átrio das Consultas Externas, do Hospital de São Sebastião e Hospital do Hospital de São João da Madeira. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia em São João da Madeira.

Mais informações: Cartaz

 

 

alt

I Encontro Urgências Oliveira de Azeméis

 

Vai decorrer, no dia 10 de Maio, o I Encontro Urgências Oliveira de Azeméis. O evento, organizado pelo Serviço de Urgência Básica do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, EPE - Unidade de Oliveira de Azeméis, terá lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha, em Oliveira de Azeméis e tem como destinatários, médicos, enfermeiros e estudantes da área da saúde.

As inscrições são limitadas e obrigatórias, através do email  encontrourgenciasoaz@gmail.com, até dia 30 de Abril.
Para mais informações consulte o programa | cartaz

(Nota: A inscrição só será válida após envio de comprovativo de pagamento devidamente identificado) 
 
 
alt

Ciclo Formativo “O Jovem e a Saúde Mental num Mundo em Mudança” – 4º Workshop

 

Vai decorrer, no dia 5 de abril, o 4º workshop inserido no Ciclo Formativo “O Jovem e a Saúde Mental num Mundo em Mudança”, com  o tema “Primeiros Sinais de Psicose: mitos e verdades”. Dinamizado pela psiquiatra, Dra. Joana Rebelo e pela pedopsiquiatra, Dra. Sílvia Tavares, pretende abordar a temática do 1º episódio psicótico, tentando desconstruir alguns mitos existentes em redor deste tipo de problemática e sensibilizando para a necessidade de uma sinalização precoce que permita uma intervenção em fases iniciais das doenças associadas.  

Vários estudos comprovam que quanto mais cedo a deteção e a intervenção após surgirem os primeiros sintomas, melhor o prognóstico das doenças a longo-prazo. 

Este workshop é destinado a profissionais que trabalhem com estas populações, como médicos,  psicólogos, enfermeiros, professores, assistentes sociais, ou outros. 

Para mais informações consulte o cartaz. 

 

alt

III Encontro do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco - “Compreender a Família no Século XXI”

 

Vai decorrer, no dia 5 de abril, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, o III Encontro do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco, subordinado ao tema “Compreender a Família no Século XXI”. Uma iniciativa do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco do CHEDV, tem como objetivo oferecer um dia de partilha de conhecimentos e debate.

As inscrições são obrigatórias e gratuitas através do e-mail  pediatria@chedv.min-saude.pt.

Para mais informações consulte o Programa.
 

CHEDV celebra Dia Mundial da Prematuridade

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), do Serviço de Pediatria/Neonatologia, do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), celebra amanhã, 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade.
Este ano o dia será assinalado com iniciativas em Oliveira de Azeméis (manhã) e em Santa Maria da Feira (tarde).
A celebração do Dia Mundial da Prematuridade, proporciona ao Serviço de Pediatria/Neonatologia do CHEDV a oportunidade de partilhar com as famílias da Neonatologia, memórias vivenciadas conjuntamente e que são cheias de significado, quer para a equipa de profissionais do Serviço, quer para os "ex" prematuros.

PROGRAMA:
17 novembro 2018 - Sábado
Oliveira de Azeméis – Agrupamento Escolas Ferreira de Castro
10:00 horas Receção às Famílias
10:30 horas Sessão Solene de comemoração do Dia da Prematuridade.
11:00 horas Projeção de Filme alusivo à data.
12:30 horas Bolo comemorativo e atividades.
 
Santa Maria da Feira - UCIN CHEDV

(para aqueles que permanecem internados)
16:00 horas Bolo comemorativo do Dia da Prematuridade
16:15 horas Entrega de pequena lembrança aos Recém-Nascidos internados na UCIN; Distribuição de laços comemorativos
 
O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga em parceria com as Câmaras Municipais de Santa Maria da Feira e de Oliveira de Azeméis, vão colorir de roxo os monumentos da cidade, na noite de 16 para 17 de novembro, chamando, desta forma, a atenção da comunidade para as comemorações deste dia.
Em Portugal, um em cada dez bebés nasce prematuro, ou seja, com menos de 37 semanas de gestação.

 

14ª Jornadas do Internato Médico Entre Douro e Vouga & Baixo Vouga  – 17, 18 e 19 Outubro

A Comissão Organizadora das 14ª Jornadas do Internato Médico Entre Douro e Vouga & Baixo Vouga (JIM), vem comunicar a organização do evento nos dias 17 (Workshops Pré-congresso a realizar nas instalações do CHEDV), 18 e 19 de Outubro de 2018, no Hostel da Praça em Santa Maria da Feira.

As JIM são uma organização conjunta entre o CHEDV e o CHBV e foram criadas com dois grandes objetivos: criar um espaço de divulgação científica por parte dos médicos internos e criar a oportunidade de os médicos internos colaborarem na organização de um evento científico. Neste sentido, temos o prazer de convidar todos os profissionais de saúde a estarem presentes.

Aproveitamos para divulgar o concurso de pósteres/ comunicações orais que irá decorrer no evento. O período para submissão de trabalhos prolonga-se até ao próximo dia 7 de Outubro.

Para mais informações sobre o evento poderá consultar o site oficial das JIM: http://www.chedv.min-saude.pt/jim/ 


 

 

II Jornadas da Unidade Coordenadora Funcional da Saúde Materna e Neonatal de Entre o Douro e Vouga

Vão decorrer, nos dias 22 e 23 de Novembro, as II Jornadas da UCF da Saúde Materna e Neonatal de Entre o Douro e Vouga, uma iniciativa conjunta da Unidade Coordenadora Funcional Materna e Neonatal de Entre Douro e Vouga (CHEDV, ACeS Feira Arouca, ACeS Aveiro Norte e Ovar).

O evento, que decorrerá na Torre da Oliva, em São João da Madeira, tem por objetivo a discussão de questões organizacionais na área da Saúde da Mulher e da Saúde Neonatal e o debate de temas controversos na prática clínica.

Para mais informações consulte site

 

I Jornadas de Enfermagem Perioperatória do CHEDV

Vão decorrer, no dia 20 de Outubro, as I Jornadas de Enfermagem Perioperatória do CHEDV. O evento organizado pelo Serviço do Bloco Operatório Central – Especialidade de Cirurgia Geral terá lugar no Auditório do CHEDV e tem como destinatários, enfermeiros e delegados da área médica.

Para mais informações consulte o Programa

Inscrições obrigatórias através do preenchimento do Formulário de inscrição ou através do email jornadasperioperatorias@gmail.com 

(A inscrição só será válida após envio de comprovativo de pagamento devidamente identificado)