Você está aqui: Página Inicial > Agenda de Eventos

Agenda de Eventos

Dia Mundial da Criança no CHEDV – 01 junho
 
No Dia Mundial da Criança, o Serviço de Pediatria/Neonatologia do CHEDV, com o apoio e patrocínio do Conselho de Administração, vai organizar uma série de atividades em prol das nossas crianças e suas famílias.

PROGRAMA
09:30h Feliz Dia!!! Entrega de brindes
10:00h Hospital de Brinquedos / Bancadas de Nutrição / Pinturas Faciais / Momentos Musicais /Teatro de Fantoches
10:30h Lanche
15h-16.30h Hospital de Brinquedos / Bancadas de Nutrição / Pinturas Faciais / Momentos Musicais /Teatro de Fantoches/ Visita do Gotinhas

Tentaremos que as atividades se distribuam equitativamente por todos os setores do Serviço: Internamento, Consulta Externa e Serviço de Urgência.
+Info: Cartaz 
 
Vamos falar de Tuberculose – 10 maio

No âmbito das comemorações Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que se assinala a 28 de abril, o Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SSHST), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, organiza, no dia 10 de maio, uma palestra com o tema Tuberculose. 

O evento terá como oradores o epidemiologista e médico de saúde pública da ARSN, Dr. Carlos Carvalho, e a enfermeira do trabalho do CHVNG/E, mestre em Saúde Pública, Enfermeira Marta Gomes, ambos elementos do Programa Nacional para a Tuberculose.

Esta será a primeira do ciclo de palestras “Vamos falar de”, da responsabilidade do SSHST, do CHEDV e que tem como objetivo favorecer a discussão de temas de interesse dos profissionais de saúde. 

As palestras serão abertas a profissionais de saúde do CHEDV e de outras instituições de Saúde.

Assim, convidamos V. Exa. a estar presente no Auditório do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, no dia 10 de maio às 14:30h.

A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia e limitada à capacidade do Auditório.

+Info: Cartaz

 
Dia Mundial da Voz assinalado no CHEDV com rastreios - 17 Abril 2017

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de Abril, o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, E.P.E., disponibiliza aos seus utentes e à população em geral um conjunto de atividades de prevenção e promoção da saúde vocal. Esta iniciativa resulta da colaboração entre os serviços de Otorrinolaringologia e Medicina Física e Reabilitação do CHEDV. Para além de sensibilizar os cidadãos para a importância de cuidar da voz, é objetivo dos profissionais de saúde, do Centro Hospitalar, conseguir um diagnóstico precoce de múltiplas patologias que lhe estão associadas, permitindo desta forma a preservação do nosso principal meio de comunicação

Assim, no dia 17 de Abril de 2017, entre as 9h e as 17h00, serão realizados rastreios gratuitos de saúde vocal no átrio da Consulta Externa do Hospital São Sebastião, com a colaboração de Otorrinolaringologistas e Terapeutas da Fala. 

O rastreio inclui um breve questionário de saúde vocal para identificação do mau uso e abuso vocal, a análise percetiva da voz e orientações de higiene e saúde vocal. Caso sejam detetadas alterações significativas, os participantes terão a oportunidade de ser observados e avaliados pelo médico Otorrinolaringologista. Todos os participantes recebem um folheto de cuidados com a voz.

+Info: Cartaz
 

alt

Vão decorrer, no auditório do ISVOUGA, as I Jornadas de Assistentes Técnicos do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, com o tema, Os Paradigmas dos Assistentes Técnicos no Século XXI.

Numa sociedade cada vez mais competitiva, em que é necessário estar em constante aprendizagem, os Assistentes Técnicos do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, responderam ao desafio de organizar as I Jornadas Administrativas com o objetivo principal de trocar experiências e partilhar conhecimentos.

Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail jornadas.assistentestecnicos@chedv.min-saude.pt - até ao dia 30 de Abril

O valor da inscrição é 20 euros (coffee break + almoço) ou 35 euros (coffee break + almoço + jantar).

Contamos com a vossa participação!

+Info: Cartaz | Programa Ficha de Inscrição

 

 

 

alt 

Dia Mundial da Saúde assinalado pelo Departamento de Saúde Mental do CHEDV

O Dia Mundial da Saúde celebra-se no dia 7 de Abril e este ano tem como tema a Depressão.

A depressão afeta pessoas de todas as idades, classes sociais e nacionalidades. Causa grande impacto na capacidade de enfrentar as tarefas do dia-a-dia e pode ter consequências devastadoras na relação com familiares e amigos. Em casos severos pode levar ao suicídio, que constitui a segunda causa de morte em jovens entre os 15 e os 29 anos. A depressão é uma doença que pode ser prevenida e tratada. 

O Departamento de Saúde Mental convida-o a participar na campanha de sensibilização “Depressão? Vamos falar!”.

+Info: Cartaz

 

 

Proteção da criança e jovem em risco – uma intervenção integrada

Vai decorrer, no dia 7 de Abril, no Auditório do Hospital São Sebastião, um dia de trabalho sobre a problemática da proteção da criança e jovem em risco e da importância de uma intervenção integrada entre as várias entidades com competência em matéria de infância e juventude. 

Uma organização do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco (NHACJR) do CHEDV, tem por objetivo clarificar aspetos relacionados com a abordagem diagnóstica e avaliação legal das situações suspeitas de maus tratos, e promover uma articulação mais eficaz entre os vários serviços hospitalares e o NHACJR e deste com a comunidade da área de influência do Centro Hospitalar. 

Realça-se a presença do Procurador-Geral Adjunto do Tribunal da Relação do Porto, Dr. Francisco Maia Neto, que falará sobre o enquadramento legal destas situações e fará a moderação da sessão de casos clínicos, essencial para o esclarecimento do papel que cada um deve assumir junto da população infanto-juvenil em causa.

A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia mas limitada à capacidade física do auditório.

Cartaz 


 

Dia Europeu da Terapia da Fala

O Dia Europeu da Terapia da Fala celebra- se a 6 de Março. Uma iniciativa do Comité Permanente dos Terapeutas da Fala (CPLOL), tem como objetivo fomentar o reconhecimento da profissão por toda a Europa, sensibilizar a comunidade para o trabalho do terapeuta da Fala nas diferentes áreas e o doente para os seus direitos e diferentes tratamentos possíveis. Criado em 2004, este dia é assinalado anualmente com a discussão de um tema diferente. Em 2017, o tema escolhido é a disfagia.

Disfagia

A disfagia carateriza-se por uma perturbação da transferência do bolo alimentar da cavidade oral até ao estômago. Como sinais e sintomas destacam-se a perda de peso, desidratação, engasgamento frequente com sólidos, líquidos e/ou saliva, entre outros. A disfagia compromete a eficácia e segurança da deglutição, nomeadamente ao nível do mecanismo de proteção da via aérea, permitindo a penetração e/ou aspiração laríngea, o que por sua vez pode conduzir a patologias respiratórias, desde um broncoespasmo até pneumonia de aspiração, abcesso pulmonar, sépsis ou até levar à morte.

Entre 16% a 22% da população com mais de 50 anos apresenta algum grau de disfagia orofaríngea. Cerca de 55% dos idosos com disfagia orofaríngea encontram-se em risco de desnutrição e 25% a 50% de todos os doentes com Acidente Vascular Cerebral apresentam disfagia orofaríngea como sequela.

Diagnóstico e tratamento da Disfagia no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

No CHEDV tem-se observado uma preocupação e um investimento crescentes nos doentes com disfagia (de etiologia variada).

Em 2016 foram rastreados para disfagia em internamento 1838 doentes.

De acordo com a realização do teste de rastreio rápido e avaliação de sintomas de disfagia, 983 doentes não apresentavam disfagia, 417 doentes apresentavam disfagia em grau diminuído, 230 doentes apresentavam em grau moderado e 208 doentes apresentavam disfagia em grau elevado.

Numa avaliação final pré-alta (e após a implementação das estratégias de prevenção e terapêutica para estes doentes) 234 doentes apresentavam disfagia em grau diminuído, 73 doentes apresentavam em grau moderado e 32 doentes apresentavam disfagia em grau elevado.

Cerca de 1/3 dos pacientes acompanhados em ambulatório de MFR sofrem de algum grau de disfagia.

Em 2017, o Serviço de MFR irá oficializar a criação de uma Unidade de Disfagia (interdependente com as outras unidades do serviço já existentes e onde se realizam o rastreio e terapêutica da disfagia), que inclui a já existente intervenção nos doentes internados e nos doentes de ambulatório do CHEDV.

 

alt 

O Dia Nacional do Doente Coronário assinala-se, no dia dos namorados, a 14 de Fevereiro. Instituído pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, tem como objetivo alertar a população para os fatores de risco associados à doença coronária, como sedentarismo, hipertensão, tabagismo (ativo ou passivo), stress, obesidade e diabetes.

Em Portugal, a doença coronária afeta 10 mil pessoas por ano, sendo uma das principais causas de morte dos portugueses.

No dia de São Valentim, o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga recomenda que proteja o seu coração:

- Pratique uma atividade física regular

- Tenha hábitos alimentares saudáveis (coma mais fruta, vegetais, fibras e peixe. Diminua o consumo de gorduras, açúcar e sal);

- Controle o seu peso, a pressão arterial e o colesterol;

- Não fume;

- Evite o stress


 

alt 

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro assinala-se a 4 de fevereiro. Uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), tem por objetivo unir a sociedade a nível global em torno da problemática do cancro. Falar, educar e prevenir.

O tema da campanha, Nós Podemos, Eu Posso, expressa a possibilidade de cada um individualmente ou coletivamente atuar na luta contra o cancro.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro todos os anos, morrem cerca de 8 milhões de pessoas com cancro sendo muitas destas mortes passiveis de serem evitadas.

Estima-se ainda que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos, particularmente nos países em desenvolvimento, com menos meios para combater a doença.

 

Para mais informações consulte:

http://www.worldcancerday.org/ | https://www.ligacontracancro.pt/wcd | Cartaz da campanha | Código Europeu Contra o Cancro

 

alt 

I Jornadas de Pediatria Entre Douro e Vouga: Pensar o presente, caminhar para o futuro – 31 Março e 1 Abril de 2017

Vão decorrer, no auditório do ISVOUGA, as I Jornadas de Pediatria Entre Douro e Vouga: Pensar o presente, caminhar para o futuro.

Estas Jornadas terão como objetivo a atualização e partilha de conhecimentos e experiências na área da Pediatria. Pretendem-se interativas e formativas, para que se possa estreitar a colaboração entre as diversas organizações e profissionais de saúde.

! INSCRIÇÕES ESGOTADAS

Para mais informações consulte o programa aqui.

 
Seminário de Ventilação Não Invasiva do CHEDV  
 
O evento organizado pelo Serviço de Pneumologia, do CHEDV, que decorreu no dia 24 de Novembro, foi divulgado na newsletter da AcailGás.
Para mais informações, consulte a newsletter.
 

 
Jornadas da Unidade Coordenadora Funcional da Saúde da Mulher e da Criança de Entre o Douro e Vouga  
 
Vão decorrer, nos dias 24 e 25 de Novembro, as Jornadas da UCF da Saúde da Mulher e da Criança de Entre o Douro e Vouga. O evento que decorrerá no Europarque tem como temas principais a vigilância da gravidez de baixo risco; mulher vítima de abuso ou violência e cuidados ao recém nascido.
 
Para mais informações consulte o programa | cartaz | inscrições.
 
Seminário Ventilação não Invasiva  
 
No dia 24 Novembro pelas 8:30 h realiza-se o 1º Seminário de Ventilação Não Invasiva do CHEDV, organizado pelo Serviço de Pneumologia, a decorrer no Auditório.
Contamos com a presença de vários convidados, peritos na área da ventilação não invasiva, permitindo a todos os inscritos uma atualização nesta área em desenvolvimento.
Contamos com a vossa presença.

Os meus agradecimentos.

Iolanda Mota.
 
 
III Jornadas da Qualidade do CHEDV – 30 Novembro  
 
No próximo dia 30 de Novembro, vão decorrer, no auditório do Hospital São Sebastião, as III Jornadas da Qualidade do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga. O evento, organizado pela Unidade de Acreditação e Certificação, com a colaboração do Gabinete de Qualidade e Segurança do CHEDV, terá início às 10 horas e contará com a presença de diversos especialistas da área. As inscrições são gratuitas, limitadas à capacidade do auditório. Os interessados deverão inscrever-se até dia 25/11/2016, através do endereço de e-mail qualidade.chedv@chedv.min-saude.pt
 
Para mais informações consulte o programa aqui.