Você está aqui: Página Inicial > Agenda de Eventos

Agenda de Eventos

CHEDV celebra Dia Mundial da Prematuridade

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), do Serviço de Pediatria/Neonatologia, do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), celebra amanhã, 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade.
Este ano o dia será assinalado com iniciativas em Oliveira de Azeméis (manhã) e em Santa Maria da Feira (tarde).
A celebração do Dia Mundial da Prematuridade, proporciona ao Serviço de Pediatria/Neonatologia do CHEDV a oportunidade de partilhar com as famílias da Neonatologia, memórias vivenciadas conjuntamente e que são cheias de significado, quer para a equipa de profissionais do Serviço, quer para os "ex" prematuros.

PROGRAMA:
17 novembro 2018 - Sábado
Oliveira de Azeméis – Agrupamento Escolas Ferreira de Castro
10:00 horas Receção às Famílias
10:30 horas Sessão Solene de comemoração do Dia da Prematuridade.
11:00 horas Projeção de Filme alusivo à data.
12:30 horas Bolo comemorativo e atividades.
 
Santa Maria da Feira - UCIN CHEDV

(para aqueles que permanecem internados)
16:00 horas Bolo comemorativo do Dia da Prematuridade
16:15 horas Entrega de pequena lembrança aos Recém-Nascidos internados na UCIN; Distribuição de laços comemorativos
 
O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga em parceria com as Câmaras Municipais de Santa Maria da Feira e de Oliveira de Azeméis, vão colorir de roxo os monumentos da cidade, na noite de 16 para 17 de novembro, chamando, desta forma, a atenção da comunidade para as comemorações deste dia.
Em Portugal, um em cada dez bebés nasce prematuro, ou seja, com menos de 37 semanas de gestação.

 

14ª Jornadas do Internato Médico Entre Douro e Vouga & Baixo Vouga  – 17, 18 e 19 Outubro

A Comissão Organizadora das 14ª Jornadas do Internato Médico Entre Douro e Vouga & Baixo Vouga (JIM), vem comunicar a organização do evento nos dias 17 (Workshops Pré-congresso a realizar nas instalações do CHEDV), 18 e 19 de Outubro de 2018, no Hostel da Praça em Santa Maria da Feira.

As JIM são uma organização conjunta entre o CHEDV e o CHBV e foram criadas com dois grandes objetivos: criar um espaço de divulgação científica por parte dos médicos internos e criar a oportunidade de os médicos internos colaborarem na organização de um evento científico. Neste sentido, temos o prazer de convidar todos os profissionais de saúde a estarem presentes.

Aproveitamos para divulgar o concurso de pósteres/ comunicações orais que irá decorrer no evento. O período para submissão de trabalhos prolonga-se até ao próximo dia 7 de Outubro.

Para mais informações sobre o evento poderá consultar o site oficial das JIM: http://www.chedv.min-saude.pt/jim/ 


 

 

II Jornadas da Unidade Coordenadora Funcional da Saúde Materna e Neonatal de Entre o Douro e Vouga

Vão decorrer, nos dias 22 e 23 de Novembro, as II Jornadas da UCF da Saúde Materna e Neonatal de Entre o Douro e Vouga, uma iniciativa conjunta da Unidade Coordenadora Funcional Materna e Neonatal de Entre Douro e Vouga (CHEDV, ACeS Feira Arouca, ACeS Aveiro Norte e Ovar).

O evento, que decorrerá na Torre da Oliva, em São João da Madeira, tem por objetivo a discussão de questões organizacionais na área da Saúde da Mulher e da Saúde Neonatal e o debate de temas controversos na prática clínica.

Para mais informações consulte site

 

I Jornadas de Enfermagem Perioperatória do CHEDV

Vão decorrer, no dia 20 de Outubro, as I Jornadas de Enfermagem Perioperatória do CHEDV. O evento organizado pelo Serviço do Bloco Operatório Central – Especialidade de Cirurgia Geral terá lugar no Auditório do CHEDV e tem como destinatários, enfermeiros e delegados da área médica.

Para mais informações consulte o Programa

Inscrições obrigatórias através do preenchimento do Formulário de inscrição ou através do email jornadasperioperatorias@gmail.com 

(A inscrição só será válida após envio de comprovativo de pagamento devidamente identificado)


 

II Jornadas de Pediatria de Entre Douro e Vouga – 21 e 22 Setembro

A Comissão Organizadora das II Jornadas de Pediatria de Entre Douro e Vouga, vem comunicar a organização do evento nos dias 21 e 22 de Setembro de 2018, no Europarque em Santa Maria da Feira.

Estas Jornadas terão como objetivo a atualização e partilha de conhecimentos e experiências na área da Pediatria e Neonatologia, e são destinadas a todos os profissionais de saúde. Neste sentido, temos o prazer de convidar todos os profissionais de saúde a estarem presentes.

Aproveitamos para divulgar o concurso de pósteres que irá decorrer no evento. Consulte o regulamento de submissão de trabalhos no programa provisório.

NOTA: A data limite para apresentação de pósteres foi alterada para 12 de setembro. 

 As inscrições deverão ser remetidas para o email:

inscricao.jornadaspediatria2chedv@outlook.pt  (Só serão confirmadas as inscrições após envio de comprovativo de pagamento)

Contamos com a vossa presença!

CARTAZPROGRAMA PROVISÓRIO

 

Dia Mundial da Criança no CHEDV


O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga celebra o Dia Mundial da Criança com diversas atividades na Consulta Externa do HSS, Serviço de Pediatria e Serviço de Urgência.
O programa inclui  workshops de Nutrição, fantoches, atividades para pais e filhos sobre a importância da higiene das mãos, animação circulante com personagens da Disney, Malabarismo e modelagem de balões. O dia será animado pela visita do Gotinhas e pelos alunos de Animação Cultural, do Externato Ribadouro e dos Alunos de enfermagem.

As atividades contam com o apoio da Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião. 

Para mais informações consulte o Programa

 

Saúde para Todos - Dia Mundial da Saúde 2018

O Dia Mundial da Saúde comemora-se a 7 de abril. Neste âmbito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) impõe todos os anos, um tema, sendo que o escolhido para 2018 é “Saúde para Todos”.

O Serviço de Nutrição do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), assinalará este dia a 9 de abril, na consulta externa (piso 2) com atividades de promoção de saúde e hábitos de vida saudáveis.

A saúde insere-se em bons hábitos alimentares, de modo que estas especialistas pretendem consciencializar as pessoas para o excesso de consumo de sal.

Tendo em conta que Portugal é um dos países da Europa com maior taxa de mortalidade provocada por Acidente Vascular Cerebral (AVC), onde a hipertensão arterial é um dos fatores de risco mais relevantes, tornando-se imperativo a redução do consumo de sal.

+Info: Cartaz

 
Serviço de Neurologia assinala Dia Nacional do Doente com AVC  
 
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser a principal causa directa de morte ou incapacidade no adulto em Portugal. Além de poder ser potencialmente prevenido com modificações simples no estilo de vida, existem hoje intervenções médicas que permitem minimizar os danos do AVC em grande parte dos doentes que consigam chegar precocemente ao Hospital.

A Unidade de AVC do CHEDV e a Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES Feira/Arouca associam-se, em 2018, à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, à Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e à Associação Portugal AVC, numa jornada de sensibilização para a prevenção e reconhecimento precoce do AVC. 
 
Convidam-no, por isso, a participar na 1ª Caminhada e Corrida comemorativas do Dia Nacional do Doente com AVC, no próximo dia 7 de abril de 2018, pelas 9:30h, com acesso livre e partida junto à Casa do Moínho, em percurso circular urbano de 6,5Km.

Verá como a prática regular de exercício físico ajuda a melhorar a reserva cardio-vascular e neuro-muscular individual, não só prevenindo a doença e promovendo o bem-estar, como também permitindo melhor resistência aos eventuais danos.

Será ainda uma oportunidade para estreitar os laços de proximidade e confiança entre as pessoas e as instituições de saúde, trazendo para junto de si a vasta equipa de profissionais que diariamente trabalha para prevenir, tratar, reabilitar e apoiar as situações de AVC. Contamos convosco!
 
+Info: Cartaz 
 

Dia Mundial da Voz assinalado no CHEDV com rastreios - 16 Abril 2018

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de Abril, o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, E.P.E., disponibiliza aos seus utentes e à população em geral um conjunto de atividades de prevenção e promoção da saúde vocal. Esta iniciativa resulta da colaboração entre os serviços de Otorrinolaringologia e Medicina Física e Reabilitação do CHEDV. Para além de sensibilizar os cidadãos para a importância de cuidar da voz, é objetivo dos profissionais de saúde, do Centro Hospitalar, conseguir um diagnóstico precoce de múltiplas patologias que lhe estão associadas, permitindo desta forma a preservação do nosso principal meio de comunicação

Assim, no dia 16 de Abril de 2018, entre as 9h e as 16h30, serão realizados rastreios gratuitos de saúde vocal no átrio da Consulta Externa do Hospital São Sebastião, com a colaboração de Otorrinolaringologistas e Terapeutas da Fala. 

O rastreio inclui um breve questionário de saúde vocal para identificação do mau uso e abuso vocal, a análise percetiva da voz e orientações de higiene e saúde vocal. Caso sejam detetadas alterações significativas, os participantes terão a oportunidade de ser observados e avaliados pelo médico Otorrinolaringologista. Todos os participantes recebem um folheto de cuidados com a voz.

+Info: Cartaz
 

Reunião NHACJR - 09 de março 2018, Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

O Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga vai realizar uma reunião no dia 09/03/2018 sobre a temática dos maus tratos num mundo onde os aspetos culturais, étnicos e religiosos, nomeadamente aqueles decorrentes das movimentações geodemográficas atuais, provocam questionamentos e a necessidade de aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a moral, a ética e a legislação.

A reunião será na Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira e está aberta a todos as entidades com competência em matéria de criança e jovem.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.

+Info: Cartaz/Programa

 

Informação aos Internos do Ano Comum e Formação Especifica 2018

A Reunião de Acolhimento dos novos internos, colocados em formação neste Centro Hospitalar em 2018,  realizar-se-á dia 2 de Janeiro, no Auditório da Unidade de Santa Maria da Feira, situado no Piso 4, com inicio ás 8.30. Mais se informa de que esta reunião é de comparência obrigatória.

+info: Documentos necessários | Mapa

 
VMER comemora 10 anos ao serviço dos doentes, em situações de emergência, de Entre o Douro e Vouga
 
Realizam-se, no próximo dia 7 de dezembro, quinta-feira, as comemorações do 10.º aniversário da VMER do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. O programa começa pelas 09h:30m, no Auditório do Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, com uma formação de Suporte Básico de Vida (SBV), destinada a um grupo alunos, de 14 anos, do Colégio de Lamas.
 
A partir das 11:00h as comemorações prosseguirão com a entrega dos diplomas aos alunos e uma sessão solene, à qual se segue o soprar das velas por parte da equipa da VMER e convidados. Terminará no espaço exterior com a entrega e benção da nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), recentemente adquirida e que nesse dia entrará em funções.
 
Com sede na Unidade de São Sebastião, a VMER da Feira, iniciou a sua actividade no dia 1 de dezembro de 2007, integrando médicos e enfermeiros desta unidade de saúde.
 
A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar, que dispõe de equipamento de suporte avançado de vida, especialmente concebida para o transporte rápido, de uma equipa médica, directamente para o local onde se encontra o doente, sendo tripulada por um médico e um enfermeiro, ambos com formação específica em emergência médica, nomeadamente em suporte avançado de vida e suporte avançado de vida em trauma.
 
O objetivo é a prestação de cuidados de saúde, em situações de emergência, para a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de doentes críticos, vítimas de acidente ou doença súbita.
 
Dia 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade

Estes pequenos guerreiros constituem uma população muito importante na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN).
São lutas diárias...não só na UCIN, mas também ao longo da suas vidas.
Este ano os nossos primeiros prematuros, que nasceram no ano de 1999, atingem a idade adulta! Fazem 18 anos, assim como a nossa unidade!
Por este motivo, vamos comemorar as vitórias alcançadas por este pequenos lutadores participando em atividades no dia 17 no Hospital de S.Sebastião e no dia 19 na Escola Secundária de S.Mª da Feira ,numa manhã de convívio entre a grande família da UCIN e ex-prematuros.
Parabéns a todos os "pequeninos" que dia após dia se transformam em gigantes de alegria e com vontade de vencer!"
 
+Info: Cartaz | Programa 
 
 
Encontros de Oncologia Entre o Douro e Vouga – 24 novembro 
 
Vimos por este meio apresentar os Encontros de Oncologia Entre o Douro e Vouga, a realizar no dia 24 de Novembro de 2017 no Europarque. A missão primordial deste encontro, é exponenciar a interface entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados Hospitalares numa perspetiva de conferir os melhores cuidados de saúde a todos os utentes desta vasta área geográfica. 

Para mais informações sobre submissão de trabalhos, programa ou inscrições online poderá consultar o link oficial do encontro: https://www.lab52.pt/eoedv/