Você está aqui: Página Inicial > Agenda de Eventos

Agenda de Eventos

Dia 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade

Estes pequenos guerreiros constituem uma população muito importante na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN).
São lutas diárias...não só na UCIN, mas também ao longo da suas vidas.
Este ano os nossos primeiros prematuros, que nasceram no ano de 1999, atingem a idade adulta! Fazem 18 anos, assim como a nossa unidade!
Por este motivo, vamos comemorar as vitórias alcançadas por este pequenos lutadores participando em atividades no dia 17 no Hospital de S.Sebastião e no dia 19 na Escola Secundária de S.Mª da Feira ,numa manhã de convívio entre a grande família da UCIN e ex-prematuros.
Parabéns a todos os "pequeninos" que dia após dia se transformam em gigantes de alegria e com vontade de vencer!"
 
+Info: Cartaz | Programa 
 
 
Encontros de Oncologia Entre o Douro e Vouga – 24 novembro 
 
Vimos por este meio apresentar os Encontros de Oncologia Entre o Douro e Vouga, a realizar no dia 24 de Novembro de 2017 no Europarque. A missão primordial deste encontro, é exponenciar a interface entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados Hospitalares numa perspetiva de conferir os melhores cuidados de saúde a todos os utentes desta vasta área geográfica. 

Para mais informações sobre submissão de trabalhos, programa ou inscrições online poderá consultar o link oficial do encontro: https://www.lab52.pt/eoedv/

 
Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro

"Mulheres e diabetes - o nosso direito a um futuro saudável" foi o tema escolhido pela Federação Internacional de Diabetes para celebrar o Dia Mundial da Diabetes, em 2017.

A exemplo de anos anteriores, a Unidade Integrada da Diabetes do CHEDV, vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes, com decorações alusivas, atividades de rastreio e sensibilização da população para a prevenção da diabetes. 
 
+info: Cartaz 
 

Vamos falar de Ginástica Laboral – 24 outubro  

No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Segurança e da Saúde no Trabalho, e na sequência da campanha de Prevenção de Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho, o Serviço  de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SSHST) em parceria com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação (MFR), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, organiza no dia 24 de outubro, a segunda palestra, do ciclo de palestras “Vamos falar de” – Ginástica Laboral.

A abordagem deste tema, Ginástica Laboral, tem como principais objetivos:

- promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável desde o inicio da vida profissional;
- prevenir os problemas de saúde ao longo de toda a vida profissional;
- fornecer aos empregadores e aos trabalhadores meios para gerir a segurança e saúde no trabalho, no contexto do envelhecimento da população ativa;
- encorajar o intercâmbio de informações e boas práticas.

A palestra está aberta a todos os profissionais de saúde do CHEDV e de outras instituições de saúde.

Deste modo, convidamos V. Exa. a estar presente no Auditório do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, no dia 24 de outubro às 14:30h.

A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia e limitada à capacidade do Auditório.
 
Para mais informações consulte: cartaz/programa

 

III Jornadas de Enfermagem Cirúrgica Entre Douro e Vouga   

Os Serviços de Cirurgia Geral, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Urologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga vão organizar este ano as III Jornadas de Enfermagem Cirúrgica Entre Douro e Vouga.
Este importante evento formativo vai decorrer no próximo dia 03 de Novembro, no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA), tendo um programa que abrange áreas bastante diversas, com palestrantes de grande valia técnico-científica.
Os interessados deverão inscrever-se através do site ou por telefone.
Inscrições por telefone [9h > 17h] TEL: 256372164.
 
Para mais informações consulte: programa | geral@jornadasdoentecirurgico.com

 

 1º Congresso Internacional | IACS 2017: Inovação e Multidisciplinaridade em Controlo de Infeção

Num contexto de alerta mundial e elevada preocupação nacional sobre a problemática das infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) e o aumento da resistência aos antimicrobianos, surge o 1º Congresso Internacional | IACS 2017 com o tema “Inovação e multidisciplinaridade em controlo de infeção”. 

As inscrições já podem ser feitas atraves do website: www.iacs.pt

O IACS 2017 irá decorrer de 26 a 27 de outubro, no Auditório Europarque, em Santa Maria da Feira, e é organizado pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis com a colaboração do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV, E.P.E.), da Associação Nacional de Controlo de Infeção (ANCI) e da Prologica Healthcare.

 
VII Jornadas de Diabetes Entre Douro e Vouga «Um GPS para a Diabetes» - 27, 28 outubro
 
A Equipa Multidisciplinar da Consulta de Diabetes do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga e a Associação Diabético da Feira vão realizar as VII Jornadas de Diabetes, nos dias 27 e 28 de Outubro. O evento subordinado ao tema, «Um GPS para a Diabetes», decorrerá no Centro Multimeios de Espinho. 
 
 
 
Dia Mundial da Criança no CHEDV – 01 junho
 
No Dia Mundial da Criança, o Serviço de Pediatria/Neonatologia do CHEDV, com o apoio e patrocínio do Conselho de Administração, vai organizar uma série de atividades em prol das nossas crianças e suas famílias.

PROGRAMA
09:30h Feliz Dia!!! Entrega de brindes
10:00h Hospital de Brinquedos / Bancadas de Nutrição / Pinturas Faciais / Momentos Musicais /Teatro de Fantoches
10:30h Lanche
15h-16.30h Hospital de Brinquedos / Bancadas de Nutrição / Pinturas Faciais / Momentos Musicais /Teatro de Fantoches/ Visita do Gotinhas

Tentaremos que as atividades se distribuam equitativamente por todos os setores do Serviço: Internamento, Consulta Externa e Serviço de Urgência.
+Info: Cartaz 
 
Vamos falar de Tuberculose – 10 maio

No âmbito das comemorações Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que se assinala a 28 de abril, o Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SSHST), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, organiza, no dia 10 de maio, uma palestra com o tema Tuberculose. 

O evento terá como oradores o epidemiologista e médico de saúde pública da ARSN, Dr. Carlos Carvalho, e a enfermeira do trabalho do CHVNG/E, mestre em Saúde Pública, Enfermeira Marta Gomes, ambos elementos do Programa Nacional para a Tuberculose.

Esta será a primeira do ciclo de palestras “Vamos falar de”, da responsabilidade do SSHST, do CHEDV e que tem como objetivo favorecer a discussão de temas de interesse dos profissionais de saúde. 

As palestras serão abertas a profissionais de saúde do CHEDV e de outras instituições de Saúde.

Assim, convidamos V. Exa. a estar presente no Auditório do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, no dia 10 de maio às 14:30h.

A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia e limitada à capacidade do Auditório.

+Info: Cartaz

 
Dia Mundial da Voz assinalado no CHEDV com rastreios - 17 Abril 2017

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de Abril, o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, E.P.E., disponibiliza aos seus utentes e à população em geral um conjunto de atividades de prevenção e promoção da saúde vocal. Esta iniciativa resulta da colaboração entre os serviços de Otorrinolaringologia e Medicina Física e Reabilitação do CHEDV. Para além de sensibilizar os cidadãos para a importância de cuidar da voz, é objetivo dos profissionais de saúde, do Centro Hospitalar, conseguir um diagnóstico precoce de múltiplas patologias que lhe estão associadas, permitindo desta forma a preservação do nosso principal meio de comunicação

Assim, no dia 17 de Abril de 2017, entre as 9h e as 17h00, serão realizados rastreios gratuitos de saúde vocal no átrio da Consulta Externa do Hospital São Sebastião, com a colaboração de Otorrinolaringologistas e Terapeutas da Fala. 

O rastreio inclui um breve questionário de saúde vocal para identificação do mau uso e abuso vocal, a análise percetiva da voz e orientações de higiene e saúde vocal. Caso sejam detetadas alterações significativas, os participantes terão a oportunidade de ser observados e avaliados pelo médico Otorrinolaringologista. Todos os participantes recebem um folheto de cuidados com a voz.

+Info: Cartaz
 

alt

Vão decorrer, no auditório do ISVOUGA, as I Jornadas de Assistentes Técnicos do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, com o tema, Os Paradigmas dos Assistentes Técnicos no Século XXI.

Numa sociedade cada vez mais competitiva, em que é necessário estar em constante aprendizagem, os Assistentes Técnicos do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, responderam ao desafio de organizar as I Jornadas Administrativas com o objetivo principal de trocar experiências e partilhar conhecimentos.

Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail jornadas.assistentestecnicos@chedv.min-saude.pt - até ao dia 30 de Abril

O valor da inscrição é 20 euros (coffee break + almoço) ou 35 euros (coffee break + almoço + jantar).

Contamos com a vossa participação!

+Info: Cartaz | Programa Ficha de Inscrição

 

 

 

alt 

Dia Mundial da Saúde assinalado pelo Departamento de Saúde Mental do CHEDV

O Dia Mundial da Saúde celebra-se no dia 7 de Abril e este ano tem como tema a Depressão.

A depressão afeta pessoas de todas as idades, classes sociais e nacionalidades. Causa grande impacto na capacidade de enfrentar as tarefas do dia-a-dia e pode ter consequências devastadoras na relação com familiares e amigos. Em casos severos pode levar ao suicídio, que constitui a segunda causa de morte em jovens entre os 15 e os 29 anos. A depressão é uma doença que pode ser prevenida e tratada. 

O Departamento de Saúde Mental convida-o a participar na campanha de sensibilização “Depressão? Vamos falar!”.

+Info: Cartaz

 

 

Proteção da criança e jovem em risco – uma intervenção integrada

Vai decorrer, no dia 7 de Abril, no Auditório do Hospital São Sebastião, um dia de trabalho sobre a problemática da proteção da criança e jovem em risco e da importância de uma intervenção integrada entre as várias entidades com competência em matéria de infância e juventude. 

Uma organização do Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco (NHACJR) do CHEDV, tem por objetivo clarificar aspetos relacionados com a abordagem diagnóstica e avaliação legal das situações suspeitas de maus tratos, e promover uma articulação mais eficaz entre os vários serviços hospitalares e o NHACJR e deste com a comunidade da área de influência do Centro Hospitalar. 

Realça-se a presença do Procurador-Geral Adjunto do Tribunal da Relação do Porto, Dr. Francisco Maia Neto, que falará sobre o enquadramento legal destas situações e fará a moderação da sessão de casos clínicos, essencial para o esclarecimento do papel que cada um deve assumir junto da população infanto-juvenil em causa.

A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia mas limitada à capacidade física do auditório.

Cartaz 


 

Dia Europeu da Terapia da Fala

O Dia Europeu da Terapia da Fala celebra- se a 6 de Março. Uma iniciativa do Comité Permanente dos Terapeutas da Fala (CPLOL), tem como objetivo fomentar o reconhecimento da profissão por toda a Europa, sensibilizar a comunidade para o trabalho do terapeuta da Fala nas diferentes áreas e o doente para os seus direitos e diferentes tratamentos possíveis. Criado em 2004, este dia é assinalado anualmente com a discussão de um tema diferente. Em 2017, o tema escolhido é a disfagia.

Disfagia

A disfagia carateriza-se por uma perturbação da transferência do bolo alimentar da cavidade oral até ao estômago. Como sinais e sintomas destacam-se a perda de peso, desidratação, engasgamento frequente com sólidos, líquidos e/ou saliva, entre outros. A disfagia compromete a eficácia e segurança da deglutição, nomeadamente ao nível do mecanismo de proteção da via aérea, permitindo a penetração e/ou aspiração laríngea, o que por sua vez pode conduzir a patologias respiratórias, desde um broncoespasmo até pneumonia de aspiração, abcesso pulmonar, sépsis ou até levar à morte.

Entre 16% a 22% da população com mais de 50 anos apresenta algum grau de disfagia orofaríngea. Cerca de 55% dos idosos com disfagia orofaríngea encontram-se em risco de desnutrição e 25% a 50% de todos os doentes com Acidente Vascular Cerebral apresentam disfagia orofaríngea como sequela.

Diagnóstico e tratamento da Disfagia no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

No CHEDV tem-se observado uma preocupação e um investimento crescentes nos doentes com disfagia (de etiologia variada).

Em 2016 foram rastreados para disfagia em internamento 1838 doentes.

De acordo com a realização do teste de rastreio rápido e avaliação de sintomas de disfagia, 983 doentes não apresentavam disfagia, 417 doentes apresentavam disfagia em grau diminuído, 230 doentes apresentavam em grau moderado e 208 doentes apresentavam disfagia em grau elevado.

Numa avaliação final pré-alta (e após a implementação das estratégias de prevenção e terapêutica para estes doentes) 234 doentes apresentavam disfagia em grau diminuído, 73 doentes apresentavam em grau moderado e 32 doentes apresentavam disfagia em grau elevado.

Cerca de 1/3 dos pacientes acompanhados em ambulatório de MFR sofrem de algum grau de disfagia.

Em 2017, o Serviço de MFR irá oficializar a criação de uma Unidade de Disfagia (interdependente com as outras unidades do serviço já existentes e onde se realizam o rastreio e terapêutica da disfagia), que inclui a já existente intervenção nos doentes internados e nos doentes de ambulatório do CHEDV.