Hospital de Oliveira de Azeméis com nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), passa a contar, a partir de agora, com uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), no Hospital de S. Miguel em Oliveira de Azeméis, que reforçará a assistência pré-hospitalar às vítimas de acidentes e doença súbita nesta região.

A primeira activação ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 28 de dezembro, na presença do presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, e do presidente do INEM, Luís Meira.

A Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) ficará sediada no Serviço de Urgência Básica do Hospital São Miguel e funcionará segundo um modelo de gestão integrada, que prevê a partilha de recursos humanos entre o INEM e o CHEDV. Na prática, para além do técnico de emergência pré-hospitalar que pertence aos quadros do INEM, os enfermeiros que completam a tripulação das ambulâncias SIV foram recrutados de entre os quadros das duas instituições.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva: “Hoje foi um dia feliz para nós porque cumprimos um objectivo, este meio de emergência pré-hospitalar vem reforçar a nossa capacidade de responder às necessidades de uma vasta região, que tem uma rede viária extensa, o que origina muitos acidentes rodoviários, muita indústria, e por isso, muitos acidentes de trabalho, para além de todos os problemas de saúde de origem diversa a que todos os dias temos de acorrer. A SIV, complementada com a resposta que já oferecemos na emergência pré-hospitalar, com a VMER, permitirá que esta população se possa sentir ainda mais segura pelos meios que o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza”.