CHEDV abre nova consulta de especialidade no Hospital de Oliveira de Azeméis

Pela primeira vez na história do Hospital de S. Miguel em Oliveira de Azeméis, a partir do mês de setembro, entrará em funcionamento uma nova consulta da especialidade de Gastrenterologia.

Os utentes da especialidade de Gastrenterologia provenientes do Concelho de Oliveira de Azeméis já podem ter consulta no Hospital de S. Miguel a partir do dia 23 de setembro, evitando assim a deslocação ao Hospital de S. Sebastião em Santa Maria da Feira.

Desta forma o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), a que pertence o Hospital de Oliveira de Azeméis, melhora a acessibilidade dos utentes a esta especialidade, que tem registado um significativo aumento na procura. Recorde-se que a Gastrenterologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema digestivo, nomeadamente do esófago, estômago, intestino, fígado, vias biliares e pâncreas.

Para Ricardo Veloso, director do Serviço de Gastrenterologia, “a abertura da nossa especialidade em Oliveira de Azeméis servirá não apenas para dinamizar a estrutura desse hospital integrado no CHEDV, mas, especialmente, proporcionar aos doentes um acesso mais próximo e humanizado à nossa especialidade. O início de consultas de Gastrenterologia em Oliveira de Azeméis encontra-se alinhado nesta perspetiva de política de proximidade, segurança e eficiência da qual o Serviço de Gastrenterologia partilha e quis ter parte ativa neste projeto ambicioso”.

No ano passado, o CHEDV realizou 648 consultas da especialidade de Gastrenterologia a utentes provenientes do Concelho de Oliveira de Azeméis, tendo aumentado 76% (279) face a 2020, ano em que a pandemia da Covid-19 criou constrangimentos nos hospitais, e de 80% (287), comparado com 2019, período pré-covid. Com esta medida passa a ser possível que os utentes com área de residência próxima do Hospital de Oliveira de Azeméis possam ter as suas consultas com menores custos de deslocação.

Esta medida integra a estratégia seguida pelo CHEDV de “aproximação dos cuidados às pessoas que deles precisam”, refere o Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva. O responsável lembra que “temos promovido a valorização da carteira de serviços de ambulatório no Hospital de Oliveira de Azeméis, como foi o caso da integração da Oncologia Médica e da Reumatologia”, duas especialidades que nunca haviam estado disponíveis naquela unidade.

A nova consulta da especialidade de Gastrenterologia que agora inicia a sua actividade assistencial junta-se às consultas já existentes no Hospital de Oliveira de Azeméis, com as especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cuidados Paliativos, Ginecologia, Medicina Interna, Neonatologia, Neurologia, Oncologia Médica, Pediatria, Pneumologia e Reumatologia.

Partilhar: