Dia Mundial da Prematuridade no CHEDV | 2022

Novembro é considerado o mês internacional da sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como o novembro Roxo, cor que simboliza a sensibilidade e a individualidade, características muito particulares dos recém-nascidos.

Dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade é comemorado desde 2008 e tornou-se um movimento intercontinental na qual inúmeros indivíduos e organizações unem forças com atividades e eventos especiais para ajudar a abordar a questão do nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebés e suas famílias.

A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), comemorou, no dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade, com diversas iniciativas.

Ao longo de todo o dia, Profissionais e Visitantes do CHEDV, tiveram a oportunidade de apreciar a exposição “Nascer antes do tempo…”, da autoria da Dra. Liliana Quaresma, médica da UCIN, que esteve patente na Entrada Principal do Hospital de São Sebastião (HSS).

Durante a manhã, no Auditório do HSS, decorreu um convívio, com transmissão online, para a comunidade, incluindo um momento musical com o Daniel Padrão, que interpretou vários temas musicais.

Seguiu-se o testemunho da experiência de uma mãe de gémeos, que nasceram prematuros extremos no início da pandemia e ainda à apresentação de uma redação, elaborada por uma menina prematura, sobre o tema “quando eu nasci…”

 

O Hospital, neste dia, “vestiu-se” de roxo e na UCIN para encerramento das comemorações, realizou-se um lanche convívio e foram oferecidas lembranças aos Pais dos bebés internados.

   “Prematuros: pequenos no tamanho, gigantes no amor”  

 

Partilhar: