Dia Mundial da Segurança do Doente

O Dia Mundial da Segurança do Doente, celebra-se a 17 de setembro. Os principais objetivos desta iniciativa da OMS são aumentar a consciencialização e o envolvimento da população, melhorar a compreensão global e trabalhar em direção à segurança do doente e redução dos danos associados.

Todas as pessoas tomarão, em algum momento de suas vidas, medicamentos para prevenir ou tratar doenças. No entanto, os medicamentos podem estar na origem de danos graves. Práticas inseguras na área da medicação são uma das principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde em todo o mundo.

É nesse contexto que a Segurança na utilização da medicação foi selecionada como tema para o Dia Mundial de Segurança do doente 2022, com o slogan ‘Medicação Sem Dano’. A campanha reafirma os objetivos do Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS: Medicação Sem Danos lançado em 2017.

Sendo esta uma área de enorme complexidade, cuja responsabilidade deve ser partilhada por “TODOS”, a campanha convida os utentes, famílias, cuidadores, profissionais de saúde e outras partes interessadas a priorizar e tomar medidas precoces em áreas-chave associadas a danos significativos devido a práticas de medicamentos inseguros.

A Segurança na utilização da Medicação é uma área de enorme relevância para a segurança do doente, em que é essencial a promoção de uma cultura de segurança, pilar do Plano Nacional de Segurança do Doente 2021-2026. As iniciativas que serão realizadas no CHEDV neste âmbito terão início a 16 de setembro de 2022 e prolongar-se-ão até junho de 2023, sendo dirigidas a profissionais de saúde, utentes, famílias e cuidadores.

Contamos com a participação ativa de tod@s!

Vídeo OMS

Vídeo DGS

Partilhar: