Reabertura do Balcão “Nascer Cidadão” na Maternidade do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

O balcão «Nascer Cidadão» instalado na Maternidade do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) retomou o seu funcionamento esta segunda-feira, 18 de abril, após ter sido interrompido no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

A reabertura do Balcão “Nascer Cidadão” na Maternidade do CHEDV, assentará na retoma do tradicional atendimento presencial assegurado por colaboradores dos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., junto dos quais podem os pais dos recém-nascidos voltar a apresentar a declaração necessária à realização do registo de nascimento dos seus bebés, antes da alta hospitalar da mãe. Sendo o nascimento declarado no hospital, não é necessária qualquer deslocação à conservatória do registo civil.

O registo de nascimento de todas as crianças nascidas no nosso país é obrigatório, fixa a identidade de cada novo cidadão, e garante a proteção devida aos respetivos direitos fundamentais e o acesso pela criança a outros serviços públicos.

Horário de atendimento:
Dias úteis das 14h às 17h