Semana Mundial do Aleitamento Materno no CHEDV | 1 a 7 de agosto

À semelhança dos anos anteriores a Comissão de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno (CPPAAM) do CHEDV vai comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno que decorre de 1 a 7 de agosto com as seguintes actividades:

– Exposição de fotografia sobre Aleitamento Materno, no Hall da Entrada Principal do Hospital de São Sebastião (piso 3).

– Realização de Webinar no dia 4 de agosto, alusivo ao tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno | Apoio – Tempo – Educação – Lugar | dirigido a grávidas/lactantes e profissionais interessados pela temática.

– Outras actividades de carácter educativo e promocional, em parceria com alguns Municípios da região, nomeadamente a iluminação de cor dourada de monumentos emblemáticos, publicações nas redes sociais sobre o aleitamento materno e divulgação de imagens em ecrãs digitais, nos concelhos aderentes.

A CPPAAM entende que o aleitamento materno é fundamental para a implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente no mundo pós-pandemia, pois melhora a nutrição e garante a segurança alimentar. Defende ainda que, juntos com as Famílias, precisamos de informar e fortalecer a capacidade de criar e sustentar ambientes favoráveis à amamentação. Neste sentido, é entendimento da CPPAAM que o apoio ao aleitamento materno deve envolver diversos protagonistas e a diferentes níveis.

É inquestionável que o leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas do bebé, ajuda a prevenir infecções, promove o vínculo afectivo, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a Família.

Assim, é urgente potenciar a participação de todos, por isso têm sido encetados esforços para envolver o poder local, nomeadamente as autarquias, na defesa do aleitamento materno pois conduz à melhoria da saúde das mulheres e crianças.

Webinar | cartaz

Partilhar: